sábado, 4 de junho de 2011

Joalheria Conceito - Casa Cor SP 2011


Design, arquitetura, artes plásticas, inclusão cultural, acessibilidade e consciência urbana. Estes são alguns dos elementos que compõem e inspiram o projeto JOALHERIA CONCEITO, que integra a 25ª Casa Cor SP (de 24 de maio a 12 de junho).

O projeto é assinado pela arquiteta Samira Jarouche em parceria com a designer Adriana Scartaris. Com referências na arquitetura de São Paulo, a JOALHERIA CONCEITO reúne diversos segmentos da criatividade e da cultura nacional.
JOALHERIA CONCEITO: inspirações na arquitetura, no design e na moda.


A JOALHERIA CONCEITO foi desenvolvida para a marca Fabrizio Giannone, que tem a mulher paulistana como referência para suas criações. Para o espaço de 100m2, as profissionais se inspiraram na própria cidade de São Paulo: obras arquitetônicas que tivessem como uso a inclusão social e cultural. Estas referências foram usadas para criar o espaço , os móveis e os detalhes.
O Auditório do Parque Ibirapuera e o Masp são o ponto de partida para a criação dos balcões da joalheria.  Cartão postal de São Paulo, a Oca, de Oscar Niemeyer, é representada em pufes que ambientam o espaço. Já a Marquise do Parque Ibirapuera, também do arquiteto carioca, inspirou o desenho escultural do tapete da loja. Ele conduz os visitantes e integra os elementos do ambiente. O Viaduto Santa Ifigênia, no Vale do Anhangabaú, foi a inspiração para criar a passarela de desfiles da JOALHERIA.
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
Acomodar plena e confortavelmente pessoas de diferentes características físicas e motoras no ambiente projetado é uma das preocupações do projeto. Por isso, as idealizadoras mantiveram atenção a limites físicos e sensoriais que pudessem comprometer a ação, o alcance e a experiência dentro do projeto. Assim, uma marca da JOALHERIA CONCEITO é o “Desenho Universal”, que busca a eliminação de obstáculos e permite a todos – independente de altura, peso, idade ou deficiência – o acesso aos componentes do ambiente projetado. 

SOFISTICAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Um dos destaques do ambiente é a porta de entrada, revestida em adesivo com padrão lezard e fabricado de maneira ecologicamente correta. O produto está sendo lançado no Brasil e apresentado pela primeira vez ao público na JOALHERIA CONCEITO. O projeto também utiliza vidros, espelhos, pastilhas cerâmicas, iluminação com LED automatizada, som e imagem automatizados, e áudio descrição com sensores de presença humana diante das esculturas.


FLORES EM CERÂMICA APLICADAS NA PAREDE - instalação da artista plástica Simone Kestelman
 Apoio:
AD Móveis - Arquenge Construtora - Breton Actual -  Cetrele Automation - Estilo BR - Guardian
 I-lumes - Jatobá - Revelux - Tabriz - Sk Studio - Suvinil - Todeschini 

fotos: Sidney Doll

Nenhum comentário:

Postar um comentário