sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quartos em estilo Clássico ou Moderno? Descubra qual combina com você!

Clássico
Quando pensamos em decoração clássica geralmente associamos formas rebuscadas com excessos de detalhes e cores fortes, mas é possível, sim, ter um ambiente agradável e aconchegante para os amantes desse estilo e ainda ser atual e elegante ao mesmo tempo.

Eu acredito que tanto a arquitetura como o design precisam refletir à sua época, por isso, é importante criar uma atmosfera com todos esses propósitos sem o exagero extremo dos europeus do século 18. Assim seu cliente ficará feliz e não irá enjoar da decoração em pouco tempo.

Para criarmos um quarto de casal baseado nesse conceito, podemos partir de dois princípios:
1 - Usar mobiliário clássico e demais itens como pintura, texturas e tecidos mais neutros.
2 - Utilizar paredes diferenciadas, colchas, cortinas, lustres, abajures e acessórios de decoração no estilo clássico; móveis mais neutros, sem muitas formas rebuscadas.

Alguns itens que podemos usar para esse estilo sem esquecer da harmonia entre eles:
* tons dourados, preto, bordô, azul marinho e verde esmeralda. Para opções mais clean, podemos usar os tons de branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho;
* capitonê; mobiliário com curvas e detalhes entalhados; mármores raros.
Abaixo um exemplo:
Nota-se o uso de mobiliário clássico, porém, com tons de bege e o uso do preto. O piso é liso e as paredes na mesma tonalidade.

Algumas peças-chave que nos servem como referência e não podem faltar:
Cadeira de aproximação da Sierra, em madeira entalhada e o clássico capitonê no encosto.

Cômoda estilo Luiz XV da Estilo Inglês Home.

Moderno
A escola Bauhaus é uma referência que nos remete ao estilo moderno. Predominam as cores claras, formas angulares, ausência de elementos supérfluos e, principalmente, funcionalidade para cada objeto escolhido. Uma pessoa organizada, racional e prática com certeza é amante desse estilo.

O uso do cromado também é muito característico pois lembra tecnologia. Podemos sempre lembrar da frase “o menos é mais”, ela se aplica perfeitamente.

Esta cama totalmente descolada e atual, não tem pés, não tem cabeceira, porém, é muito funcional. Suíte Ana Maria Braga na Casa Cor SP.

Simples e prático. Linhas retas porém um ambiente sofisticado. Mobiliário mais baixo que o convencional é típico de um ambiente moderno.

Crédito das fotos: Quarto clássico - Reynard, Poltrona clássica - divulgação Sierra, Cômoda Luis XV - Estilo Inglês Home, Milão 2010 - Samira Jarouche, Cama moderna - Adriana Scartaris.

Matéria publicada também no webcasas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário