terça-feira, 5 de maio de 2015

Cobogó elemento arquitetônico 100% Brasileiro

 
O cobogó é um tijolo vazado, inicialmente feito de cimento, que formam painéis quando colocados uns sobre os outros. Sua funcionalidade é garantir a estrada de luz e permitir uma ventilação controlada mantendo a privacidade do espaço interno.
 
O conceito foi adaptado em diversos materiais, como madeira, vidro, gesso, cerâmica, mármore entre outros. Pode ser utilizado em ambientes internos e externo, em paredes, fachadas e até mesmo em divisões de ambiente criando uma estética agradável proporcionando um efeito de sombra ao espaço.
 
Seu nome diferente  surgiu  a partir junção dos sobrenomes de seus criadores os arquitetos pernambucanos  Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is.

Foi criado na década de 20 mas se popularizou na década de 50 e 60 quando foi utilizado em obras de grandes arquitetos modernistas.

 
 

 
Edifício Pedregulho, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy (imagens: Google)

Neste projeto a função do cobogó é otimizar a insolação direta recebida pela facha. O elemento ainda causa um conforto visual com as sombras que se formam no corredor de acesso aos apartamentos.

  
 
Edifício Bretagne, projetado pelo arquiteto João Artacho Jurado (imagens: Google)

O cobogó nesse projeto foi utilizado como elemento estético nas áreas de uso comum do edifício, proporcionando uma sensação de conforto e bem estar. 
 
 
 

O cobogó não é um elemento antiquado, pelo contrário, ele foi se adaptando aos anos  e hoje  ele oferece perfuração de desenhos e dimensões variadas, utilizado também em obras de arquitetos contemporâneos atuais.
Hospital Cidade Tiradentes, projetado por Borelli Merigo Arquitetura e Urbanismo e Walter Makhoh (imagens: Google)
 

 
Casa Cobogó, projetada por Marcio Kogan e Carolina Castroviejo (imagens: Google) 
 

 

 
Hoje é mais comum a utilização em ambiente internos em diversas formas e cores, como podemos observar nas imagens abaixo.
 
(imagens: Google) 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário