terça-feira, 12 de maio de 2015

Studio Fuksas e sua abordagem inovadora

Massimiliano Fuksas conhecido por suas estruturas imaginativas e formas ousadas, está a frente do Studio Fuksas juntamente com sua esposa Doriana.

Com escritórios em Roma, Paris e Shenzhen, por mais de quatro décadas seu trabalho tem sido projetar planos diretores, escritórios, edifícios residenciais e públicos, projetos de infraestrutura, culturais, de lazer e centros de varejo, bem como interiores e produtos.

Além de ter ganhado vários prêmios, Fuksas também foi o Diretor da "VII Mostra Internazionale di Architettura di Venezia" e é autor da coluna arquitetura na revista italiana "L'Espresso" desde 2000.
(www.manss.com/br/Projeto/Website-para-Fuksas-Studio). Acessado em 22de abril de 2015.

Fuksas é caracterizada por uma abordagem inovadora, suas obras se destacam pelas formas esculturais orgânicas formadas pelo aço, vidro e concreto . Abaixo podemos observar algumas das obras onde é visível a utilização desses materiais e o conceito utilizado para sua criação.
 

Nova Feira de Milão


Massimiliano  inspirou-se nos elementos intrínsecos na paisagem circundante. O conceito foi ainda mais refinado através de numerosas interações dentro do campo digital, o qual tem um importante papel na manutenção da continuidade do modelo escultural original – e ainda na eventual construção da fluída cobertura que envolve todo o projeto.  A fim de demarcar as várias funções dos edifícios, as salas de exposições têm fachadas laranja voltadas para a cobertura, os restaurantes e cafés têm suas fachadas alinhadas ao corredor ao ar livre, dando uma característica curvilínea, as salas de reuniões recebem um revestimento de aço inoxidável e estão na altura da passarela, e os espaços de escritório estão em caixas de vidro que se alinham à passarela.
 
A cobertura é independente, ela flutua sobre partes do telhado dos edifícios adjacentes e desce dramaticamente ao solo na forma de um vórtice parabólico, desafiando o arquétipo tradicional do conceito de cobertura.
(www.archdaily.com.br). Acessado dia 22 de abril de 2015.
Foto: Maurizio Marcato. Fonte: Studio Fuksas.

 


Nardini centro Ricerche e Auditorium

 
Ao nível do solo, o plano refletindo água, cria um espaço para reflexões e brilha na área de entrada localizado sob as duas bolhas, que parecem flutuar "suspenso" no ar. As clarabóias mergulhadores, filtrar a luz do dia e da propagação no espaço subterrâneo, enquanto que à noite eles se transformam em fontes de luz. As colunas delgadas, com ângulo diferente, criando uma tensão dinâmica com o volume do eixo oblíquo. O visitante abre uma sucessão de pontos de vista em constante mudança, a assimetria calibrado gerada pelos diferentes elementos arquitectónicos: os dois elipsóides cambaleou e sobreposição, o elevador oblíqua oposição all'aerea escala, rotação da rampa de entrada.

Dois sinais: um refinado, elegante, tecnológico, imaterial. O mais brutal, onde o material, concreto armado, tornar-se epifania do formulário.

As colunas que sustentam os edifícios parecem ancorá-los para a Terra. O brilho da água cria um plano de espelho. Locus de uma homologia absurdo onde o espaço vibra e se expande. A apenas 5 cm de profundidade de água são transformados em vários metros de altura. Caminhada na passarela oferece emoções intensas.
(
www.fuksas.com). Acessado dia 22 de abril de 2015.
Foto: Maurizio Marcato. Fonte: Studio Fuksas.

 


Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’an


O conceito da proposta para o Terminal 3 do aeroporto internacional de Shenzen Bao’an evoca a imagem de uma arraia, um peixe que respira e muda sua própria forma, sofre variações, transforma-se em um pássaro para celebrar a emoção e a fantasia de um voo.

O elemento simbólico da proposta é o padrão de favos de mel que conforma uma "pele" dupla interna e externa, envolvendo a estrutura. Através de sua dupla camada, a "pele" permite a entrada de luz natural, criando, assim, efeitos lumínicos nos espaços internos. O revestimento é feito de metal moldado em forma de alvéolos e painéis de vidro de diferentes tamanhos que podem ser parcialmente abertos.

O padrão de favos de mel é transferido e replicado no projeto dos espaços internos. Quiosques comerciais, distribuídos pelo saguão, reproduzem o padrão em diferentes escalas.

Objetos esculturais - as grandes árvores brancas estilizadas - foram projetadas para ajudar no controle climático interno. Seu projeto, assim como o de todo o terminal, apresenta uma forma amorfa inspirada na natureza.
(
www.archdaily.com.br). Acessado em 22 de abril de 2015.

Foto: Arquivo Fuksas. Fonte: Studio Fuksas.
 
 

Tbilisi, Camara de Serviços Públicos


O edifício de 28,000 m² é composto por 7 volumes de 4 andares de escritórios. Esses volumes se dispõem em torno de uma “praça central”, que é o elemento núcleo do projeto, onde se fazem os atendimentos primários. Os escritórios estão interconectados por passarelas internas ao longo dos diferentes níveis. Os volumes e a praça central são resguardados por uma cobertura em formato de “pétalas”, as quais são formal e estruturalmente diferentes do resto do edifício. Três dessas grandes estruturas cobrem o espaço central.

As pétalas atingem cerca de 35 metros, suportadas por uma estrutura de pilares de aço em forma de árvore que fica exposta tanto no interior como o exterior do edifício. Dentro do prédio encontram-se alguns serviços como o Banco Nacional da Geórgia, o Ministério da Energia e o Registro Civil e Nacional.
(
www.archtendencias.com.br). Acessado dia 22 de abril de 2015.
Foto: Moreno Maggi. Fonte: Studio Fuksas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário