sexta-feira, 17 de março de 2017

CORES: O QUE MILÃO 2013 DIZ!

                Como todo ano acontece em abril, o Salão Internacional do Móvel de Milão é o principal evento no segmento de design no mundo. Todos os arquitetos, designers, artistas, lojistas e formadores de opinião ficam muito antenados neste período. O mundo fica parado para assistir o show e atualizar suas referências, afinal é nesse período que os grandes designers mostram suas novas criações baseadas em estudos e novas tecnologias, que são analisadas durante um ano todo. Para nós, brasileiros, é como um carnaval, onde com um ano de antecedência todos se preparam e trabalham muito para mostrar um novo show.
                Pesquisando este novo show de Milão 2013, pude perceber algumas cores que predominaram na mostra e que hoje, com certeza, já estão influenciando o trabalho de muitas pessoas do segmento. Por exemplo, eu sou uma delas.
                Podemos dizer que, para este ano, as cores da moda na decoração são o vermelho, rosa, azul cobalto e berinjela, cores estas presentes na maioria das propostas de todos os expositores, porém a neutralidade dos cinzas e nude mesclava entre os tons fortes.


                Sabemos que mesmo o Brasil sendo um país tropical, onde a natureza e suas variações de cores são fatores evidentes na paisagem, ainda resiste ao uso da cor na decoração. É fato que o branco e bege ainda são cores preferidas dos brasileiros. É o medo de erras explícito, principalmente em ambientes comerciais. Mas isso já começou a mudar um pouco; a internet traz as informações rápidas para as pessoas interessadas no assunto e não é nada difícil seguir algumas dicas que vão valorizar e alegrar os caminhos e ambientes que frequentamos. Não podemos, claro, nunca esquecer o bom senso. Cores fortes tendem a cansar, por isso devem ser usadas com cautela. Nas fotos podemos perceber que essas cores fortes estão sempre usadas como toques de cor para o espaço.

                Posso dizer que as cores fortes usadas adequadamente, mantendo harmonia e bom senso nas composições, refletem personalidade e estilo, consequentemente, quebram a tal monotonia e "mesmice" que tanto vemos por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário