quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O PODER DAS CORES

                É magnífico pensar no poder das cores e como elas nos influenciam. Tais influências podem ser tanto negativas quanto positivas, mudando a forma de agirmos, influenciando em nosso relacionamentos, nossa saúde e em muitos aspectos do nosso cotidiano. Se pararmos para pensar, estamos sempre fazendo escolhas de cores no nosso dia a dia, mesmo inconscientemente.
                Mas porque gostamos de determinadas cores e composições e de outras não? Segundo o filósofo Goldman, gostamos ou não de uma determinada cor porque em algum momento de nossa vida passamos por uma situação agradável ou desagradável onde determinada cor estava presente. Pode-se dizer que assim surge a constatação que as cores se distinguem através da personalidade de cada indivíduo, dadas as suas preferências, ou seja, se a cor escolhida pela pessoa é o azul claro, muito do seu comportamento como pessoa gira em torno das características dessa cor preferida.
                Para exemplificar como as cores influenciam no nosso comportamento, busquei um momento atual: basta reparar os cenários de algum reality show. Neste quarto, o vermelho é predominante, porém notamos a presença de várias outras cores misturadas. E como não bastasse, há mistura de estampas também. O resultado disso é um ambiente carregado de muitas informações, confuso e, consequentemente, as pessoas que dormem neste quarto estão mais propensas a sono leve, irritabilidade, impaciência, intrigas, etc. Mesmo que a pessoa não possua essas características, este ambiente influenciará no seu comportamento no dia a dia e irá dificultar o relacionamento com as pessoas. Na verdade, sabemos que o intuito do programa é exatamente esse, e nada é por acaso na decoração deste cenário. Trabalhando na decoração com as cores e o seu poder, eles conseguiram atingir o objetivo.
fonte: http://www.suamelhordecoracao.com.br/

                Neste meu outro projeto para um quarto de bebê, podemos ter um outro exemplo baseado na sensação que eu queria proporcionar para uma criança. Os tons são neutros e claros, trazendo paz e tranquilidade para o bebê, sem cores fortes que atrapalham o sono e deixam a criança agitada.

                Trazendo isso para as tendências do mercado de decorações, é evidente que as cores são fundamentais para a composição de ambientes. Se quisermos um ambiente em que se possa crias um cenário que busque tranquilidade, paz, harmonia para receber visitas de amigos, familiares, etc., logicamente haverá um cor específica ou uma composição de cores que transmitirá tais sentimentos envolvidos.
                Isso vale tanto para ambientes corporativos como residenciais. Portanto, é fundamental que na hora da definição do ambiente, as cores sejam escolhidas corretamente para que se atinjam objetivos específicos, influenciando assim o comportamento das pessoas, através de seu poder, para nos beneficiar no dia a dia, então vamos abusar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário