segunda-feira, 26 de abril de 2010

Salão do Móvel de Milão 2010 - a cidade se veste de design!

Salone Internazionale del Mobile 2010 - BUSCANDO INSPIRAÇÃO!
Acaba de acontecer em Milão a maior feira de mobiliário do mundo. Fieira Milano é referência para designers, arquitetos, decoradores e lojistas do ramo. Milão recebe nesse período um pouco mais de 300 mil pessoas, sendo metade estrangeiros. A cidade pára...a cidade respira design por todos os cantos. É em Milão que o mundo busca tendência, busca inovação, busca tecnologia.
Além do Salão do Móvel, eventos acontecem por toda cidade, são chamados de Fuori Salone.A principal área do Fuori Salone é um bairro conhecido por Zona Tortona. Nesse período as grandes lojas e estúdios montam exposições especificas para receber o público. Irmãos Campana, por exemplo, assinaram o espaço da Cosentino (proprietária da marca Silestone) no Superstúdio Pio na Via Tortona. Outros brasileiros também expuseram algumas peças no Brazil S/A (espaço brasileiro de relacionamento localizado na via Tortona), tais como o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, os designer André Bastos e Guilherme Leite entre outros. Posso dizer que é um evento interessantíssimo não somente para os profissionais do design ou da arquitetura, mas também para os curiosos e criativos que buscam inspirações.

Peças expressivas no estande da Sicis Nest Art, designer Carla Tolomeo. Algumas peças um tanto exageradas, porém dependendo da proposta porque não?

A esquerda Sofá Cipria da Edra por Irmãos Campana. Formas redondas foi uma característica marcante.

Poltrona máscara e poltrona folha...ou flor...ou o que te lembrar!

 Muito uso do acrílico.
 .
 Branco, azul e fendi...fica ótimo!

Muita estampa, muita textura e vários tipos de tecidos...tudo junto pode? Claro que sim, mas como eu sempre enfatizo, precisa tomar cuidado com as proporções e tonalidades...precisa ter talento para não errar.

O estande da Reflex predominava leveza e requinte...mais uma empresa que tinha como característica principal o uso de transparência, neste caso vidros artisticamente trabalhados.

 Armários altos e buffet da Edra em vidro espelhado, também assinado pelos brasileiríssimos Irmãos Campana.

O acrílico não foi somente empregado em cadeiras, até mesmo em armários e closets. Realmente se viu muito por lá materiais que transmitessem mais leveza, como o acrílico neste caso.

 Estantes e homes não tinham nada de especial, porém notei que as prateleiras estão cada vez mais altas, compondo assim ambientes com pé direito alto, o que é uma tendência nas novas construções.

Este espaço chamou a atenção de quem passava , além do mobiliário um tanto quanto cinematográfico, as paredes se moviam. Os pontos salientes da parede iam pra frente e para trás.

Esse vídeo acima mostra um chão interativo presente no estande da empresa karol, especializada em banheiros e cozinhas.. Ele reage a qualquer toque. O conceito é o mesmo que teremos no balcão bar da Cervejaria Stella Artois na Casa Cor SP 2010, porém o efeito é outro, escolhemos um efeito que compõem com toda a linguagem do projeto. Tem que ver pessoalmente a partir do dia 25 de maio no Joquei Club SP!

Fuori Salone: Como é impossível fotografar tudo o que se passou por lá, fui atrás de um vídeo resumido para mostrar para vocês.

Um comentário:

  1. Precisamos mesmo "beber na fonte" de eventos como esse! Tudo o que vemos renova nosso entusiasmo pela liberdade na escolha de materiais, formas e cores. Liberdade que transforma peças do nosso dia a dia em obras de arte.
    Belo trabalho Sami!
    parabéns

    ResponderExcluir